22 de junho de 2011

Morreu Dona Quita, a mulher mais velha do mundo...


Ao ler a notícia me perdi nos pensamentos...
Será que agora só existem as mulheres novas?

Pensa comigo:  114 anos., ia para 115 no dia 9 de Julho próximo. Quase  42.000 dias.  
É muito tempo!

Essa senhora viu muita coisa, ou talvez não tenha visto tantas por causa da vida que levava. Vida de trabalho, de cuidar da família, dos filhos, dos sobrinhos, netos, bisnetos...

Com certeza, você dirá que ela não viu o Corínthians ser campeão da Libertadores, mas, como é que ela veria algo que nunca existiu?

Com certeza amou muita gente, e foi amada também.
Alguns não gostavam dela, eu acho, pois isso acontece com todo mundo.

Deve ter lutado muito, pensado em desistir, em algumas horas.
Lágrimas também foram muitas. Alegrias, incontáveis.

Com certeza, conheceu muita gente, e se tornou conhecida.
Talvez não tenha influenciado o bairro ou a cidade que morava, mas exerceu influência em muita gente que a cercou. Talvez não tenha deixado um grande legado, mas ensinou muita coisa a muitos.

Nasceu, viveu, sonhou, morreu!
E agora?

Tem gente que acha que vai viver tudo isso, também, e que deixa as coisas importantes para serem feitas depois, adiando decisões importantes, demorando para perdoar ou pedir perdão.

Adiam tudo pensando que tem tempo, e talvez tenham, mas quanto tempo cada um tem?

Muitos acham que ainda não é a hora. É muito cedo...

Cedo para quê?  
Cedo para resolver sua vida?
Cedo para assumir uma postura de vencedor? 
Tem gente achando que tem que “curtir, aproveitar a vida”, mas não percebem que estão, na verdade, mortos. Que aquilo que vivem não é vida verdadeira. Aquilo é jogar a vida fora.
Estão estragando sua saúde, entristecendo os seus queridos, vivendo situações que levam à destruição...

Fala sério: O que você tem feito com a tua vida? O que você tem feito com o teu tempo?
Fala sério: O que você espera do futuro?

No Século XVII, Frei Antonio das Chagas escreveu estes versos:

Deus pede estrita conta de meu tempo

"Deus pede estrita conta de meu tempo.
E eu vou do meu tempo, dar-lhe conta.
Mas, como dar, sem tempo, tanta conta.
Eu, que gastei, sem conta, tanto tempo?

Para dar minha conta feita a tempo,
O tempo me foi dado, e não fiz conta.
Não quis, sobrando tempo, fazer conta.
Hoje, quero acertar conta, e não há tempo.

Oh, vós, que tendes tempo sem ter conta,
Não gasteis vosso tempo em passatempo.
Cuidai, enquanto é tempo, em vossa conta!
Pois, aqueles que, sem conta, gastam tempo,
Quando o tempo chegar, de prestar conta
Chorarão, como eu, o não ter tempo..."

Jesus, há 20 séculos, disse:
“De que vale ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?” (Marcos 8:36)
E também: “eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância.” (João 10:10)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixo claro que:

Quando me ponho a pensar, logo penso em pescar.

Mas é bom pescar,
pois, enquanto pesco, dá para meditar.
Sentir o peixe pegando,
sentí-lo comendo a isca...
É um prazer maravilhoso,
Sei que não há quem resista.
No final do dia, cansado, com vários peixes no covo,
já estou desestressado, pronto pro trabalho, de novo.


><> ~~~~~~ <><